02.07.2025 - 15:26h
Ações e resultados no combate à dengue em BC são apresentados na Câmara de Vereadores
Município registrou uma redução de 93,75% no número de casos em comparação ao ano passado
O departamento de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde de Balneário Camboriú realizou uma prestação de contas na Câmara de Vereadores, com o objetivo de apresentar aos parlamentares, bem como para a comunidade em geral, as principais ações e estratégias adotadas nos primeiros cinco meses do ano, no que diz respeito ao controle e prevenção da dengue. A apresentação aconteceu na noite de terça-feira (1), durante a sessão ordinária, no espaço Tribuna Livre.
Na oportunidade foram apresentadas as medidas e, principalmente, os resultados obtidos. “O governo entende a importância da prevenção e investiu no departamento, possibilitando assim melhores ferramentas e condições de trabalho para os agentes de endemias. Isso resultou em números controlados e ações efetivas no combate”, garantiu a secretária de Saúde, Aline Leal.
A apresentação foi feita pelo diretor da Vigilância Ambiental, David Cruz. “2024 foi o ano com o maior índice da história de Balneário Camboriú referente aos números de casos confirmados para a dengue – foram 6.804 casos confirmados para a doença entre os meses de janeiro a maio. Este ano, no mesmo período, foram apenas 425, uma redução de 93,75%”, ressaltou.
O diretor reforçou que, desde o início do ano, a equipe da Saúde focou na divulgação, junto à comunidade, dos métodos preventivos que a população deveria adotar para reduzir os índices da doença.
“Tivemos uma redução significativa em todo o estado, e em Balneário Camboriú os resultados estão diretamente ligados ao planejamento, processos e execução das ações, principalmente as medidas de prevenção. Importante ressaltar que, para isso, fizemos um trabalho intersetorial, com o apoio das secretarias de Segurança, Obras, Educação e Turismo”, afirmou David.
O trabalho técnico também foi fundamental para evitar a proliferação do Aedes aegypti. Ao todo, foram realizadas 45 mil visitas e inspeções domiciliares, bem como 152 aplicações de inseticida a Ultra Baixo Volume (UBV) – o conhecido “fumacê”. Também foi adquirido um drone para inspeções em locais de difícil acesso.
Inovações
O município foi selecionado pelo Ministério da Saúde, por meio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), para receber o método Wolbachia. “Após a confirmação de que seríamos contemplados com o método, iniciamos todas as tratativas necessárias. Fizemos o mapa de estratificação de risco e definimos as áreas prioritárias, bem como capacitamos todos os agentes aplicadores de UBV”, ressaltou David. A previsão é que os primeiros wolbitos sejam soltos na cidade em agosto.
Além disso, Balneário Camboriú foi o primeiro município de Santa Catarina a adquirir o inseticida Fludora Co-Max. “Ele é compatível com o minigerador aerosol de UBV e apresenta uma eficácia de 80% nos primeiros 80 metros de aplicação”, explicou o diretor.
____________________
Informações adicionais:
Secretaria de Saúde
(47) 3261 6200
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Kássia Dalmagro
Fotos: Márcio Gonçalves/CVBC e arquivo/Secom
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS



