14.11.2025 - 08:20h
Dia Nacional da Alfabetização: jovens e adultos de BC realizam sonhos por meio do aprendizado
Nesta sexta-feira (14), é celebrado em todo o país o Dia Nacional da Alfabetização, data que relembra a importância da educação básica no processo de formação do indivíduo. Quando o assunto é alfabetização, é comum relacionar a aprendizagem ao público infantil; contudo, vale destacar que maiores de 15 anos que ainda não aprenderam a ler e escrever podem procurar o Centro Educacional de Jovens e Adultos (CEJA) Deputado Doutel de Andrade, que oferece aulas para turmas a partir do 1° ano do ensino fundamental em Balneário Camboriú.
Esse é o caso de Paulo Renato Silva, de 50 anos, que procurou a unidade para poder fazer a carteira de motorista e seguir o sonho de ser caminhoneiro e rodar pelo país. “Quando eu era jovem, a gente trabalhava muito para ajudar os pais, então era muito difícil estudar. E hoje tenho essa oportunidade, lógico que, por ser adulto, tenho um pouquinho de dificuldade, mas estou me desenvolvendo com o apoio dos colegas e da professora”, diz.
Paulo é um dos 35 alunos que integram as turmas de alfabetização multisseriadas (que ensinam conteúdos do 1º ao 5º ano) da unidade. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira e têm quatro horas de duração nos turnos matutino, vespertino e noturno.
Rita Cristina Canuto, de 42 anos, também é aluna da turma multisseriada do CEJA e as aulas a ajudam a escrever com a mão esquerda, já que uma deficiência a impede de escrever com a outra mão. “Tenho um problema físico no braço, então eu tive que reaprender a escrever com a mão esquerda. Tem tantas pessoas que falam que a gente, depois de uma idade, não pode seguir o sonho da gente, estudar, fazer as coisas, mas eu acho que não tem nada a ver. O aprendizado está aí para somar nas nossas vidas”, relata.
As aulas do CEJA também são abertas aos imigrantes. É o caso da argentina Ines Medina, de 61 anos. Há 25 anos ela mora em Balneário Camboriú e decidiu que nunca é tarde para aprender. “Eu não sabia como usar um cartão de crédito, como ir para o mercado, fazer as compras. E agora eu estou aprendendo tudo isso. É muito bom aprender, me juntar com as pessoas que sabem ler, que sabem falar bonito. E a gente também já está aprendendo a falar essas coisas bonitas”, conta.
Nas turmas destinadas ao público jovem e adulto, o aluno é capaz de aprender e também de ensinar. Dentro da sala de aula, obstáculos são transpassados e desafios cumpridos. “A gente sabe que não é fácil. Então tento ao máximo entendê-los, acolhê-los. E a gente aprende com eles, porque eu sou a mais nova ali. E eles têm muita experiência de vida. É uma troca de experiência, de vivência. Eu ensino o que eu sei e eles me ensinam o que eles já sabem da vida inteira”, destaca a professora Amanda Karoline Correia Bezerra.
Como se inscrever
Interessados em se matricular no CEJA de Balneário Camboriú podem fazer o processo durante todo o ano letivo (para alunos que estejam fora da escola). Vale lembrar que o CEJA Dep. Doutel de Andrade dispõe de turmas do 1º ao 9º ano. O ensino médio para jovens e adultos é ofertado pelo estado.
Caso o aluno possua histórico escolar, ingressará em uma turma de acordo com a etapa comprovada por documento. Caso não tenha documentação, o teste de ingresso (uma prova que avalia o nível de conhecimento da pessoa) é aplicado para a definição da turma.
Além de maiores de 15 anos, os estudantes devem residir no município e entregar a documentação necessária a seguir na Rua 3020, nº 160 – Centro:
Menor de 18 anos:
- Xerox da carteira de identidade e CPF do aluno;
- Xerox do CPF do pai ou da mãe ou do responsável;
- Histórico escolar ou de frequência;
- Uma (1) foto 3x4;
- Declaração de atualização vacinal;
- Declaração de guarda emitida pelo Juizado da Infância e da Juventude para os que convivem com responsáveis;
- Comprovante de residência (água, luz ou IPTU) atualizado (últimos três meses) e no nome dos pais ou responsável legal; ou declaração de residência (validade 90 dias) autenticada em cartório pelo proprietário do imóvel, acompanhada de comprovante atualizado (últimos três meses) de residência no nome do declarante (água, luz ou IPTU); ou contrato de locação autenticado em cartório pelo proprietário do imóvel, acompanhado de comprovante atualizado (últimos três meses) de residência no nome do proprietário (água, luz ou IPTU);
- Protocolo do visto de permanência para as famílias estrangeiras.
- Declaração de trabalho, para matrículas no período noturno, em papel timbrado, com endereço e
telefone da empresa, registrado em cartório.
Maior de 18 anos:
- Xerox da carteira de identidade.
- Xerox CPF do aluno.
- Histórico escolar ou de frequência.
- Uma (1) foto 3x4.
- Declaração de atualização vacinal.
- Comprovante de residência (água, luz ou IPTU) atualizado (últimos três meses) no nome dos pais ou responsável legal; ou declaração de residência (validade 90 dias) autenticada em cartório pelo proprietário do imóvel, acompanhada de comprovante atualizado (últimos três meses) de residência no nome do declarante (água, luz ou IPTU); ou contrato de locação autenticado em cartório pelo proprietário do imóvel, acompanhado de comprovante atualizado (últimos três meses) de residência no nome do proprietário (água, luz ou IPTU).
- Protocolo do visto de permanência para estrangeiros.
____________________
Informações Adicionais:
Secretaria de Educação
(47) 3267-7038
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Beatriz Nunes
Fotos: Beatriz Nunes
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS