09.12.2025 - 15:46h
Dia da Criança com Deficiência: Rede Municipal conta com Atendimento Educacional Especializado no contraturno
Oferecer ferramentas e estratégias específicas para que os alunos possam superar as barreiras e participar plenamente de todas as atividades da escola: esse é trabalho do Atendimento Educacional Especializado (AEE), serviço oferecido pelo Departamento de Educação Especial e Paradesporto de Balneário Camboriú, vinculado à Secretaria de Educação (Seduc).
Atualmente, 54 professores e 398 auxiliares de Apoio Pedagógico trabalham com crianças com Altas Habilidades/Superdotação e deficiências como Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outros Transtornos Globais do Desenvolvimento. Para esses alunos, há a possibilidade de atendimento no contraturno escolar, em uma das 20 Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) da cidade: o serviço é ofertado até duas vezes por semana, no período de 45 minutos por atendimento.
“A relevância do Atendimento Educacional Especializado transcende os muros da escola. Ele é um investimento social com impactos profundos no desenvolvimento pleno da criança. Este serviço garante o direito de aprender em condições de igualdade, respeitando seu ritmo e suas particularidades. O AEE fortalece a autoestima, a autonomia e abre portas para uma vida escolar e social mais plena”, comenta a diretora do departamento, Evori Kaminski.
Mais de 500 alunos da Rede Municipal de Ensino recebem atendimento nesta modalidade. Um deles é Pietro Emanuel de Oliveira Senna, aluno do Centro Educacional Municipal (CEM) Giovania de Almeida, localizado no Bairro Estaleirinho. Pietro é diagnosticado com TEA e, ao lado da professora de AEE, conseguiu explorar uma série de atividades de desenvolvimento cognitivo que culminaram na elaboração de dois livros de histórias infantis.
Mesmo com dificuldades para ler e escrever, o aluno do 5º ano conseguiu criar as histórias com a ajuda da professora durante o tempo que passam juntos semanalmente no contraturno escolar. Personagens, enredo e desenhos foram pensados por ele e postos em prática por recursos de Inteligência Artificial.
“No primeiro dia que eu vim a professora já deu a ideia de fazer um livro. Eu e a professora pensamos nas figuras e, como tenho dificuldades para escrever, ela me ajudou. Depois do primeiro, já pensei em fazer o segundo e lançar”, conta Pietro.
“Precisamos aproveitar e explorar bastante os interesses deles, aquilo que faz sentido. E, em cima disso, explorar ao máximo para eles poderem produzir, para eles serem autônomos naquilo que eles constroem. Se ele está com dificuldade lá na sala de entender algo, então eu faço jogos, quebra-cabeças para desenvolver essa parte cognitiva. Ele está muito empolgado, muito determinado em fazer algo que ele gosta e que vai trazer benefício para ele, porque ele está socializando, divulgando e evoluindo”, diz a professora que atende Pietro, Janete Nicolai Tornquist.
Mais sobre o Atendimento Educacional Especializado
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é previsto pela Política Nacional de Educação Especial (PNEE) na perspectiva da educação inclusiva, que complementa e suplementa a formação de estudantes com deficiência. O trabalho se baseia em identificar as potencialidades e elaborar estratégias de acesso ao conhecimento.
O principal instrumento utilizado para nortear as atividades de inclusão e conduzir as singularidades de cada aluno é o Plano de Desenvolvimento Individualizado (PDI), criado em conjunto entre professores, equipe pedagógica, terapeutas e família. O Plano permite traçar o perfil da criança e especificar metas e ações como métodos de ensino que podem ser utilizados.
Em Balneário Camboriú, o AEE é ofertado de forma transversal, singular e estratégica. As Salas de Recursos Multifuncionais são ambientes equipados com materiais, mobiliários e recursos de tecnologia assistiva para atender às necessidades específicas dos alunos. Além do atendimento no contraturno, os auxiliares de Apoio Pedagógico de Educação Especial prestam apoio às crianças dentro de sala de aula em toda a Rede Municipal.
Famílias que acreditam que seus filhos possam se beneficiar do AEE devem procurar a direção da escola municipal onde a criança está matriculada ou a Secretaria Municipal de Educação para obter mais informações e orientações sobre o processo de avaliação e inclusão no serviço.
____________________
Informações adicionais:
Secretaria de Educação
(47) 3267-7038
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Beatriz Nunes
Fotos: Beatriz Nunes
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS