18.12.2025 - 14:12h
Relatório de acompanhamento do Plano Municipal de Educação 2015-2025 é apresentado
Ação encerra o monitoramento e avaliação do plano para que seja dado andamento à nova edição, em vigência de 2026 a 2036.
Foi apresentado ao público, nesta quarta-feira (17), o relatório final de acompanhamento do Plano Municipal de Educação vigente de 2015 a 2025. O ato, ocorrido na Univali Campus Balneário Camboriú, encerra o monitoramento e avaliação do plano para que seja dado andamento à nova edição, em vigência de 2026 a 2036.
“Nós concluímos o primeiro ano de governo fazendo todo esse trabalho de avaliação que está sendo apresentado e que traz preocupação diante de todas essas carências mediante as metas que não foram cumpridas e aquelas que foram parciais. O panorama atualizado serve de base para que possamos, em 2026, elaborar um novo Plano Municipal de Educação que recupere o tempo perdido e que seja um documento que vai nortear o futuro da nossa educação pública, dos avanços e das grandes conquistas que juntos nós vamos construir”, diz a prefeita Juliana Pavan.
O texto foi elaborado pelo Fórum Municipal de Educação, grupo composto por representantes de órgãos públicos, da sociedade civil organizada e entidades relacionadas à educação. As 20 metas foram avaliadas de três maneiras: atingida de forma total, não atingida ou parcialmente atingida. Cada meta estabelecida em 2015 dispunha de estratégias para ser alcançada, que também foram avaliadas com os mesmos parâmetros.
Nenhuma das 20 metas foi considerada plenamente atendida pelos membros do Fórum, refletindo a necessidade de ajustes estruturantes, ampliação de investimentos e maior articulação intersetorial para garantir a plena universalização e qualidade da educação.
“O cenário que se apresenta, de fato, é estarrecedor na medida em que todas as metas são, no máximo, cumpridas parcialmente. Isso demonstra o tamanho do desafio também para o próximo decênio, na medida em que nós precisaremos avançar em termos de educação pública municipal, cumprindo as metas que ficaram pendentes e ainda projetando investimentos para garantir o avanço da educação frente às demandas e desafios que se apresentam nesse novo momento”, salienta o secretário interino de Educação, Leandro Índio da Silva.
Plano norteia políticas, programas e ações
O Plano Municipal de Educação é o principal norteador de políticas, programas e ações que auxiliam o governo municipal para que haja a oferta de educação de qualidade, de forma equânime e laica para os munícipes. Fazem parte das metas estabelecidas estratégias relacionadas, por exemplo, à alfabetização, valorização profissional, formações pedagógicas, ensino superior, educação em tempo integral e práticas inclusivas.
A partir de agora, o Fórum Municipal de Educação aguarda a formação e votação do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Plano Estadual de Educação (PEE) de Santa Catarina para nortear a elaboração do novo Plano Municipal de Educação. Os membros voltam a reunir-se em fevereiro de 2026.
“Hoje ocorreu a finalização do trabalho que viemos desenvolvendo ao longo deste ano, desde que o Fórum foi constituído. E é uma entrega à comunidade de todo o monitoramento e das percepções que nós tivemos por meio da consulta pública relacionada ao decênio. A partir daqui, projetamos algumas situações para a construção do novo plano, já que as metas não foram alcançadas na sua totalidade”, complementa a presidente do Fórum Municipal de Educação de Balneário Camboriú, Cleonice Berejuk.
O relatório completo, com todas as metas, estratégias e conclusões, pode ser acessado no documento em anexo.
Em anexo, sonoras da prefeita Juliana Pavan, do secretário Leandro Índio e da presidente do fórum, Cleonice Berejuk.
____________________
Informações adicionais:
Secretaria de Educação
(47) 3267-7038
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Beatriz Nunes
Foto: Beatriz Nunes
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS