19.02.2026 - 18:34h
Ação “Todos pelo Rio Camboriú e Afluentes” terá atividades de educação ambiental em três locais
A quarta reunião preparatória para a ação “Todos pelo Rio Camboriú e Afluentes” ocorreu na tarde desta quinta-feira (19), na Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Balneário Camboriú (Semam). Estiveram presentes representantes de entidades, de empresas, da Câmara de Vereadores, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), entre outros participantes.
As reuniões visam organizar a ação de limpeza de cursos d’água prevista para 22 de março, Dia Mundial da Água, em Balneário Camboriú e Camboriú. No encontro, ficou definido que, no dia da limpeza, haverá atividades de educação ambiental voltadas a crianças em três locais: no principal ponto de encontro, o Bairro Vila Real (Rua Dom Afonso, s/nº, embaixo da ponte, no limite entre Balneário Camboriú e Camboriú), no Bairro da Barra (em Balneário) e no Parque Linear (em Camboriú). As atividades serão desenvolvidas pelo Programa Terra Limpa, Emasa, Projeto Escola do Rio e Mar, empresa Ambiental e Águas de Camboriú.
“Mais do que uma ação de limpeza, estamos promovendo uma transformação cultural. A educação ambiental forma consciência, gera responsabilidade coletiva e fortalece o desenvolvimento sustentável. Quando ensinamos nossas crianças a cuidar dos rios, estamos construindo uma nova mentalidade para a cidade que queremos no futuro”, diz o secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Balneário Camboriú, Nelson Oliveira.
Além do Rio Camboriú, serão limpos, em Balneário Camboriú, Rio Marambaia, Rio Peroba, Rio da Ostras, Ribeirão Ariribá, Lagoa de Taquaras, Lagoa da Mariquinha e Lagoa do Porto do Pescador. Os participantes do encontro desta quinta-feira apresentaram sugestões e comprometeram-se em chamar voluntários para a ação. “Nós vamos nos organizar para a limpeza do Rio das Ostras”, disse a presidente da Renova (cooperativa que atua no Centro de Valorização de Materiais de Balneário Camboriú desde o fim de dezembro de 2025), Karine Oliveira.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Balneário Camboriú, cada líder deve organizar os seus grupos e definir o curso d’água que será limpo no dia 22 de março. Interessados em participar da limpeza devem se inscrever por meio do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeqfTH9k7FwsC1_OU9kCpSEekw9wOHX1XxLF1eH1JuAUHtuzQ/viewform. Os primeiros inscritos ganharão camiseta, boné, repelente e protetor solar (o número de itens que serão fornecidos ainda não está definido). O kit com os materiais será entregue aos líderes uma semana antes do evento.
Toda quinta-feira, até o dia da ação, haverá reunião preparatória com entidades de Balneário Camboriú no Parque Raimundo Malta, sede da Semam. Na próxima quinta-feira (26), às 15h, o encontro será com Bombeiros, Defesa Civil e Fundação do Meio Ambiente de Camboriú, com foco na logística, mas outros interessados podem também participar.
A ação de limpeza envolve as prefeituras de Balneário Camboriú e Camboriú, além de entidades e empresas das duas cidades. O movimento integrado nasceu em janeiro de 2025, quando os dois municípios se uniram em prol do Rio Camboriú, que abastece as duas cidades. Na edição de 2026, que foi apresentada dia 29 de janeiro, a novidade é a expansão da limpeza para outros cursos d’água. Camboriú também fará encontros preparatórios e definirá quais cursos d’água serão incluídos na ação.
___________________
Informações Adicionais:
Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade
(47) 3267-7080
Secretaria de Comunicação
Jornalista: Silvana de Castro
Foto: Silvana de Castro e Arquivo/PMBC
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.twitter.com/prefeituradebc
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS