12.05.2025 - 15:07h
Escolas de Balneário Camboriú participam da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Sexta edição do projeto aborda assuntos relacionados à Justiça Climática
A VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente mobiliza milhares de escolas do país com o tema “Vamos Transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”. Em Balneário Camboriú, a iniciativa passa por todas as unidades de ensino da rede municipal com alunos entre 11 e 14 anos.
Promovida pelo Ministério da Educação (MEC), Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a iniciativa atende escolas brasileiras que possuem pelo menos uma turma dos anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano.
As conferências escolares iniciaram em 15 de abril, no Centro Educacional Municipal (CEM) Nova Esperança. Na última sexta-feira (9), passou pelo CEM Iate Clube e nesta segunda-feira (12), foi apresentado no CEM Giovania de Almeida, seguindo para o CEM Taquaras na terça-feira (13).
No Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), a conferência foi realizada internamente, envolvendo os professores da unidade durante a parada pedagógica, realizada na última semana.
Antes de começar as conferências, os profissionais da rede municipal de ensino passaram por formações, iniciadas em 2 de abril. O primeiro encontro ocorreu de forma presencial e os demais foram realizados uma vez por semana, via Google Meet. Estão envolvidos na iniciativa professores de Ciências, professores do Laboratório de Ciências e os multiplicadores do projeto Terra Limpa no Ensino Fundamental.
A secretária de Educação de Balneário Camboriú, Maria Ester Menegasso, destacou a importância da participação das escolas da cidade no projeto nacional. “Essa ação vem para somar no conhecimento e desenvolvimento dos nossos alunos sobre as mudanças climáticas, um tema tão importante e necessário para a comunidade”.
Objetivos da Conferência Nacional
Por meio da iniciativa, são desenvolvidas jornadas pedagógicas focadas na Justiça Climática, para incentivar diálogos e formação de capacidades sobre o enfrentamento às emergências causadas pelas mudanças climáticas.
“Os encontros funcionam como espaços de escuta, reflexão e construção coletiva, nos quais os estudantes identificam problemas em seus territórios e propõem soluções sustentáveis”, explicou a diretora do Departamento de Educação Integral e Inclusiva de Balneário Camboriú, Vanessa Lima Bertolazi Simon.
As conferências escolares seguem até o dia 13 de junho. Depois disso, as unidades deverão registrar suas conferências no site do governo até 30 de junho. A Conferência Regional está prevista para acontecer no dia 2 de julho, na Escola Elfrida Cristino da Silva, localizada na Av. Gov. Adolfo Konder, no Bairro Cidade Nova, em Itajaí.
O movimento faz parte da preparação do Brasil para a 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), a ser realizada em Belém (PA), em novembro de 2025.
___________________
Informações adicionais:
Secretaria de Educação
(47) 3267-7038
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Aysla Dias
Foto: Divulgação/PMBC
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS







