04.07.2025 - 16:05h
Conheça os projetos de BC apresentados na etapa regional da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
CEM Jardim Iate Clube se classificou em primeiro lugar para participar da etapa estadual
Balneário Camboriú foi representado por 11 Centros Municipais Educacionais (CEMs) na etapa regional da 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), evento realizado na quarta-feira (2), na Escola Estadual Básica Deputado Nilton Kucker, em Itajaí. Entre mais de 60 unidades de ensino da 17ª Coordenadoria Regional de Educação participantes, o CEM Jardim Iate Clube foi selecionado em primeiro lugar para a etapa estadual.
No encontro, organizado pela Secretaria de Estado da Educação, foram apresentados diversos projetos desenvolvidos com base no tema “Vamos Transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”, relacionados aos três eixos da CNIJMA em 2025: educação ambiental, cidadania ambiental e participação social.
Para a secretária de Educação, Maria Ester Menegasso, é gratificante ver tantos alunos engajados com o meio ambiente. “Tivemos 11 escolas representando Balneário Camboriú com projetos inteligentes e que estimulam a consciência ambiental na sociedade. Esse resultado é fruto do trabalho desenvolvido pelos profissionais nas unidades de ensino, que estimulam os alunos a usarem a criatividade para buscar soluções para problemas ambientais, gerando ideias inovadoras”, disse.
A diretora do Departamento de Educação Integral e Inclusiva, Vanessa Lima Bertolazi Simon, comenta sobre a felicidade de ver as escolas representando a cidade em um evento tão importante sobre o meio ambiente.
“Esses trabalhos revelam o compromisso das nossas equipes escolares com uma educação viva, sensível e transformadora, que convida nossas crianças e adolescentes a observarem, cuidarem e agirem com consciência sobre o mundo em que vivem. Parabenizo cada estudante, professor e gestor envolvido, vocês são sementes de um futuro mais sustentável e humano”, disse.
A etapa estadual da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente será realizada em agosto, em Florianópolis. Além do CEM Iate Clube, duas escolas de Penha se classificaram para a próxima etapa.
Conheça os projetos apresentados por escolas de BC
CEM Jardim Iate Clube
Classificado em primeiro lugar na etapa regional, o CEM Iate Clube reuniu alunos do 9°1 para apresentar ideias de projetos. Cerca de 28 alunos participaram, sendo definida uma equipe vencedora para representar a escola. As alunas Tayla Dias e Kethlyn Dias Oliveira, acompanhadas do professor Rudinei Silveira, apresentaram a iniciativa “M.A.N.G.U.E - Movimento ambiental para a natureza, geração, união e ecobarreiras”, que se destacou entre as mais de 60 escolas participantes.
O objetivo do projeto é priorizar a negligência do mangue, algo que contribui para as mudanças climáticas. Por meio da iniciativa, a equipe de alunos planeja retirar os resíduos sólidos do mangue próximo da escola, além de replantar vegetações e implantar ecobarreiras.
O grupo, composto também pelos alunos Laura Dias, Hiago Ferreira, Giovana Pacheco e Luís Felipe Tonial, vai contar com a ajuda de colegas do CEM Iate Clube para fazer a limpeza, além de tentar parcerias com universidades e órgãos interessados. A ação está prevista para ocorrer entre os meses de agosto e novembro.
CEM Taquaras
O projeto “Sabonete de Papel - Higiene, Sustentabilidade e Inovação” envolveu todos os alunos do 8° ano do período matutino no CEM Taquaras, incluindo funcionários que ajudaram a desenvolver o trabalho.
Com objetivo de reduzir o uso de plástico e desperdício de sabonete em barra, os alunos trabalharam em um sabonete feito com finas folhas de papel biodegradável, que se dissolvem na água.
O projeto foi apresentado na conferência pelas alunas Ester Clemente de Oliveira e Sophia De Castro Luz, acompanhadas da professora responsável Sebastiana Ferreira de Matos.
CEM Giovania de Almeida
Desenvolvido por alunos do 8° ano, o projeto “Do Lixo ao Livro” envolveu toda a comunidade escolar do CEM Giovania de Almeida na coleta de papel para a execução do trabalho, que busca promover conscientização ambiental e diminuir o descarte de papel na escola.
A produção do material envolve os papéis usados, que são cortados em tiras e dissolvidos na água. Depois de algumas horas, são triturados e transformados em uma massa, que é peneirada e deixada para secar. Por fim, é possível usar sementes ou flores pequenas para fixar no papel ainda molhado, deixando o decorado.
O projeto foi apresentado pelas alunas Sofia Ribeiro de Souza e Isabelli Franciny dos Santos Gomes, acompanhadas da professora responsável Sebastiana Ferreira de Matos.
CEM Tomaz Francisco Garcia
O projeto “Tempo, Histórias e Modificações do Rio Peroba” foi realizado por alunos do 8°2 e envolveu 20 alunos do CEM Tomaz Francisco Garcia. Foi realizada uma narrativa sobre as modificações que o rio apresentou ao longo do tempo, promovendo uma reflexão sobre a atual situação do rio.
A história foi contada por uma funcionária e pela mãe de um aluno, ambas moradoras da cidade que acompanharam as modificações ocorridas no rio. Por intermédio da narrativa, foram construídos livrinhos, cartazes e maquetes com representações das modificações do rio.
Durante a conferência na escola, o material confeccionado pelos alunos foi usado como material informativo para comunidade escolar em todos os níveis. Em Itajaí, o projeto foi apresentado pelos alunos Leandro Carlos da Luz e Sara Simon Guimarães, com o professor responsável Nilton Gabriel da Costa Macedo.
CEM Ariribá
O CEM Ariribá desenvolveu o projeto “Amenizando os impactos ambientais em Balneário Camboriú”, que envolveu os alunos do 9° ano. O objetivo do trabalho consiste em trabalhar em sala de aula os diferentes tipos de vegetação e clima da região, e analisar os impactos gerados devido ao descarte incorreto do lixo.
O projeto, que conscientiza sobre o descarte correto do lixo (principalmente nos pontos turísticos da cidade), foi apresentado pelas alunas Thaina Tavares de Oliveira e Emilly Rayane do Nascimento, com a professora Zuleide Graf Rocha como responsável. Também participaram da conferência os alunos da Banda de Sucata da escola, que utiliza instrumentos musicais feitos com materiais recicláveis.
CEM Vereador Santa
O projeto apresentado pelo CEM Vereador Santa, chamado “Alagou de novo? Vamos mudar essa história!”, foi desenvolvido por duas turmas do 7° ano do período matutino. Foram apresentados 12 trabalhos produzidos em grupos menores compostos por cerca de cinco estudantes cada, sendo escolhido trabalho que representou a escola na etapa regional.
A ideia do trabalho surgiu a partir das ocorrências registradas na cidade, e busca informar a comunidade sobre as causas e consequências dos alagamentos na região, e como preveni-los de forma sustentável.
O projeto foi apresentado pelas alunas Rahaf Mutasim Khalil Al Suodi e Agatha Isabely Silva dos Santos, com a professora responsável Tuane Cristine Pinheiro Freitas.
CEM Governador Médici
As alunas Julia Nazario e Maria Oliveira, do 8°2, apresentaram um repelente natural de citronela. O produto sustentável é desenvolvido com folha de citronela diluída em álcool de cereais. Depois de 7 dias, é coado em frascos de spray e utilizado para repelir o mosquito Aedes aegypti.
A dupla foi escolhida para representar o CEM Governador Médici por meio de votação, realizada por outros estudantes da escola. Em Itajaí, elas foram acompanhadas pela professora responsável Mari Ester da Silva.
CEM Armando César Ghislandi
O projeto “Recicla e Protege - Amor em cada tampinha” tem como objetivo engajar a comunidade escolar na arrecadação de tampinhas plásticas e materiais de limpeza, promovendo conscientização ambiental e social.
A iniciativa busca fortalecer os valores de cidadania e sustentabilidade, além de beneficiar a ONG Viva Bicho, que atua na proteção e cuidado dos animais em situação de vulnerabilidade. O projeto foi desenvolvido por turmas do 8° e 9° ano, sendo apresentado pelo aluno Judah Daniel Álvares Moralez, do 8°3, com a professora Silvia Aparecida Vieira Navarro como responsável.
CEM Professor Antonio Lúcio
Elaborado por cinco alunas do Laboratório de Ciências do CEM Professor Antonio Lúcio, o projeto “Espaço Verde na Escola” apresenta a inclusão de um jardim em frente à escola, com árvores, arbustos, flores (preferencialmente espécies nativas) e bancos.
O projeto foi desenvolvido pelas alunas do 7°4 Alma Jazmin Simon Cabrera, Julia Beatriz de Oliveira, Maria Vitória Rodrigues Santos, Emilly Carolliny Araújo Pereira e Annys Esther Brito. A apresentação na etapa regional da conferência foi realizada pelas alunas Alma e Júlia.
O estudo, que busca melhorar a qualidade de vida do ambiente escolar e estimular práticas de educação ambiental, foi orientado pelos professores Marcia T. Rodrigues Urioste, Silvaney Martins Sardinha, Jonatan Fred dos Santos e Jackson de Oliveira.
CAIC Ayrton Senna da Silva
Com 16 alunos do 8°6 envolvidos, o projeto de “Instalação de sensores de qualidade de ar” foi apresentado na etapa regional pelos alunos Jonathan Ferraz Vieira e Otto Henrique Lehrbach, que estiveram acompanhados da professora Laura Tagliapietra Teles.
O projeto consiste no estudo de introdução de sensores que monitoram o material particulado (MP) nas salas de aula durante os horários de pico, com objetivo de obter os níveis de poluentes atmosféricos e promover ações voltadas à proteção da saúde dos estudantes.
CEM Ivo Silveira
O CEM Ivo Silveira trabalhou o uso de energia solar na horta da unidade de ensino. O objetivo do projeto, desenvolvido pelos alunos do 7° e 8° ano, mostra como a energia solar poderia tornar a horta da escola mais eficiente e sustentável.
O trabalho foi apresentado pelos alunos Andriely Sofia de Souza e Willian Vinícius de Cordova Waltrick, com o professor Gleyson Moraes da Silva como responsável.
Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
Promovida pelo Ministério da Educação (MEC), Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a iniciativa atende escolas brasileiras que possuem pelo menos uma turma dos anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano.
Por meio da iniciativa, foram desenvolvidas jornadas pedagógicas focadas na Justiça Climática, para incentivar diálogos e formação de capacidades sobre o enfrentamento às emergências causadas pelas mudanças climáticas.
As conferências escolares foram desenvolvidas até junho, e passaram por todas as unidades de ensino da rede municipal com alunos entre 11 e 14 anos. Depois disso, as unidades registraram suas conferências no site do governo, para posteriormente participarem da etapa regional, realizada em Itajaí.
O movimento faz parte da preparação do Brasil para a 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), a ser realizada em Belém (PA), em novembro de 2025.
___________________
Informações adicionais:
Secretaria de Educação
(47) 3267-7038
Secretaria Municipal de Comunicação
Texto: Aysla Pereira
Fotos: Divulgação PMBC
(47) 3267-7022
www.bc.sc.gov.br
www.facebook.com/prefeituradebc
www.instagram.com/prefeituradebc
www.twitter.com/prefeituradebc
www.flickr.com/photos/prefeiturabalneariocamboriu
FOTOS











